domingo, 9 de setembro de 2012

Folclore Oriental # 1 ( Yuki Onna)

Então galera,estava pensando em novas ideias sobre posts e cheguei a conclusão de que seria bom falar sobre algo que eu particularmente adoro ,que é a cultura oriental...como sei apenas superficialmente sobre o assunto,irei apenas pesquisar mais a fundo sobre as lendas que conheço,e achar o melhor texto em terceiros,é claro no final dando os devidos créditos... como sempre chega de papo e vamos ao post:

YUKI ONNA



O nome desta bela criatura não nos causa maiores problemas para a sua compreensão. Ele é formado pelos kanjis “yuki”, que significa neve, e “onna”, que significa mulher. A Yuki-onna é, portanto, a Mulher da Neve.
A Yuki-onna é uma entidade feminina que aparece durante as tempestades ou as noites de neve. Por vezes é descrita tendo longos cabelos pretos ou brancos, mas todas as histórias são unânimes ao afirmar que ela possui a pele pálida e luminosa, fria ao toque, vestindo sempre um kimono branco, confundindo-se com a neve.Para alguns autores, a Yuki-onna é o próprio espírito da neve, e assim seria classificada como uma yousei. Para outros, ela é o espírito de uma mulher que morreu durante uma tempestade de neve, e assim seria uma yuurei.
Inúmeros são os relatos de suas aparições, e as histórias variam de região para região. Em alguns lugares, a Yuki-onna costuma aparecer no mês de janeiro, perto do ano novo. Em outros, a youkai é uma figura benevolente e solitária. No entanto, dizem que é ela que traz a morte para os viajantes que se perdem durante as tempestades de neve. A verdade é que, por ser a preferida dos poetas e dos literatos, os contos folclóricos se misturaram com os contos inventados pelos escritores.
A história mais famosa sobre a Yuki-onna foi escrita por Patrick Lafcádio Hearn, também conhecido como Koizumi Yakumo. Escritor, ele escreveu diversos contos de fadas, um dos quais se chama Yuki-onna, que faz parte do livro “Kwaidan”, transformado em filme em 1965.


Nesse conto, dois lenhadores, um velho e seu aprendiz, foram surpreendidos por uma tempestade de neve durante uma noite em que voltavam do trabalho. Abrigados numa cabana, o rapaz viu uma bela mulher aparecer durante a noite e soprar seu fôlego sobre o velho lenhador. Ela aproximou-se do rapaz e, com pena por ele ser tão jovem, disse para ele não contar a ninguém o que viu; caso contrário, ela o mataria. Ao acordar pela manhã, ele descobriu que seu mestre lenhador havia morrido. No ano seguinte, numa noite de inverno, ele conheceu uma moça muito bonita, com quem acabou se casando e tendo dez filhos. Apesar de tantos anos terem se passado, e depois de ter dado a luz a tantos filhos, a moça continuava sempre bela. Certa noite, o rapaz, agora um homem, contou à sua esposa do ocorrido na cabana durante a tempestade de neve, comentando que aquela havia sido a única vez que havia visto um ser tão belo quanto ela. A moça disse então que aquele ser era ela, e que ela havia dito a ele que o mataria se ele contasse a alguém; se não fosse pelas crianças, ela o mataria naquele momento. Se algum dias as crianças tivessem qualquer reclamação dele, ela o trataria da forma que ele merecia. Então, transformando-se em uma névoa branca brilhante, ela desapareceu para sempre.

Comentário: Confesso que esta é uma historia que ja conhecia bem,mas como não conhecia a historia descrita pelo autor,preferi recolher o texto do site,e os mais sérios que me desculpem mas para mim a Yuki Onna foi e sempre vai ser essa abaixo..ASHUAHSUAH



Texto visto enquanto peregrinava em : http://aoikuwan.com
Comentários
0 Comentários