A ESTRADA DA MORTE
É o Camino a los Yungas, rodovia boliviana mais conhecida como a Estrada da Morte. Construída na década de 1930 por prisioneiros paraguaios, a estrada tem cerca de 64 quilômetros e foi aberta na lateral de uma série de montanhas, ligando a cidade de La Cumbre, a quase 5 quilômetros de altitude, à região campestre dos Yungas. Esse descidão sem fim levou o título de pior estrada do mundo, em 1995, conferido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. Em 2007, o governo da Bolívia inaugurou uma rota alternativa, pela estrada Cotapata-Santa Bárbara, mas muitos motoristas ainda utilizam a má e velha Estrada da Morte por considerá-la mais rápida.
Algumas particularidades contribuem para o perigo desta rodovia, e outras comprovam o porque de ser a estrada da morte:
2 - Só os primeiros 20 km são asfaltados, até o povoado de Unduavi, a 3 200 m de altitude. A partir daí, é só terrão e cascalho numa pista sinuosa e estreita, com largura entre 4 e 7 m. Para completar, não há acostamento ou mureta de proteção contra quedas que podem superar 600 m
3 - No topo, o ar é tão rarefeito que dificulta a respiração dos motoristas e o trabalho dos motores. Com a falta de oxigênio, os possantes engasgam devido à dificuldade para fazer a queima do combustível. Forçando o motor, outros problemas mecânicos surgem a reboque
4 - O clima também não ajuda: a neblina diminui a visibilidade e as chuvas deixam a pista escorregadia. Em alguns pontos, pequenas cascatas caem da montanha sobre a pista. Com toda essa água escorrendo, rola o risco de pedras deslizando e de a pista ceder nas beiradas
5 - A Estrada da Morte foi palco do pior acidente viário da Bolívia. Em 1983, um ônibus abarrotado com mais de cem pessoas despencou da pista, matando todos seus passageiros. A quantidade de acidentes lota a beira da estrada de cruzes em homenagem às vítimas.
6 - É estimado que morrem em torno de 300 a 350 pessoas anualmente em acidentes.
Vamos a algumas imagens,desta tão perigosa estrada: